Certamente você já ouviu muito sobre a taxa SELIC, mas poucos explicam sobre o que é e de onde vem esta taxa e quais os seus impactos na economia.
Significado da taxa SELIC
Primeiro é importante saber que SELIC é um sistema pelo qual os bancos realizam operações de empréstimos entre si. Agora ficou fácil… a taxa de juros destas operações é denominada taxa SELIC, sendo também definida como a taxa básica de juros do Brasil.
Ela é estabelecida pelo Banco Central a partir do comportamento de diversas variáveis econômicas internas e externas para, junto a outras medidas, influenciar as dinâmicas do consumo e do desempenho financeiro do País.
Impactos da taxa SELIC na economia
A taxa SELIC é um dos instrumentos da política monetária – conjunto de medidas adotas pelo governo que visa o controle da oferta da sua moeda na economia, ou seja, a sua liquidez.
A taxa SELIC e a inflação
A elevação da taxa SELIC promove uma retração no volume de dinheiro disponível ao consumo na medida que as pessoas evitam buscar empréstimos e/ou são atraídas por investir seus recursos com melhor retorno.
Tal retração leva a uma desaceleração da economia que, ao desestimular o consumo, afetando negativamente o ritmo de produção e o emprego, acaba por frear o aumento de preços pela queda da demanda e, por consequência, reduzir o índice de inflação.
A taxa SELIC e o câmbio
A medida também afeta o câmbio. Elevar a taxa SELIC, faz com que investidores externos tragam seus recursos para o País, fazendo com que o dólar tenha menor cotação devido ao aumento de volume desta moeda no mercado. A desvalorização da moeda americana propicia o aumento das importações, provocando queda nos preços dos produtos internos em função da concorrência externa e assim ajudando também a reduzir a inflação.
A taxa SELIC e os empréstimos/financiamentos
Quando a taxa SELIC sobe, os bancos elevam suas taxas para realizar empréstimos e financiamentos. O mesmo acontece no sentido contrário.
A taxa SELIC e os investimentos
Ao contrário dos empréstimos, os bancos também elevam as taxas para remunerar o valor que, por meio deles, aplicamos/investimos. O mesmo acontece no sentido contrário.
As taxas de juros ofertadas são baseadas na taxa SELIC.
Se investir na poupança recebendo 70% da taxa SELIC já estava ruim, imagina agora com a poupança rendendo 6,17% ao ano frente uma taxa SELIC superior a 13% (agosto/20220). Em qualquer cenário aplicar em poupança é estar em desvantagem.
Em outros investimentos de renda fixa temos, basicamente, 2 situações,
Na aplicação em produtos de renda fixa com taxa prefixada, se você resgatar somente no vencimento, o valor não sofrerá nenhuma alteração por causa da variação da taxa SELIC. Por exemplo: se contratou uma taxa predeterminada de 10%, ao final receberá os 10% de rendimentos e, na maioria dos investimentos, ainda pagará o imposto de renda.
Já na aplicação em produtos de renda fixa com taxa pós fixada atrelada à taxa SELIC (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA), a variação desta última impacta a rentabilidade do investimento tanto na elevação quanto na queda.
O movimento da taxa SELIC também afeta os investimentos em renda variável (ações, por exemplo) ainda que indiretamente. Como já foi abordado, a elevação da SELIC afeta o crédito, o consumo, a produção e o emprego. No caso das ações, por exemplo, se as empresas tem uma redução em seu desempenho, o valor destas poderá ser impactado com uma desvalorização com investidores vendendo seus ativos para destiná-los à renda fixa onde as taxas estarão mais atrativas.
Para investir
Você já sabe que a movimentação da taxa Selic serve como base para remunerar seus investimentos. É importante acompanhar este movimento para aproveitar bons momentos de cada modalidade de investimento sempre considerando seu ciclo de vida financeira, seu perfil de investidor e seus objetivos.
Assim você poderá analisar os produtos disponíveis no mercado e tomar a decisão por aqueles que atendam e fundamentem uma boa estratégica de alocação de recursos.
Tenho certeza que agora você já compreende a taxa Selic e sabe o que fazer para começar a tomar decisões assertivas, independentes e inteligentes.
E se ainda crê que não tenha condições para investir, conte comigo para também auxiliá-lo a organizar suas finanças e planejar a realização de seus sonhos, clique aqui e conheça mais sobre os meus cursos, palestras, lives , mentorias e assessoria!
Não deixe de compartilhar esse conteúdo, ele poderá ser útil a mais pessoas.
REFERÊNCIAS: BOZZA, Stéfano. O que é a taxa Selic e como ela afeta seus investimentos. Mais Retorno. 2022. Disponível em: < https://maisretorno.com/portal/o-que-e-a-taxa-selic>. Acesso em: 03 ago. 2022.