Planejamento Financeiro - Léo Mota
Planejamento Financeiro - Léo Mota

Educação Financeira: Você precisa saber!

A educação financeira é uma área específica do conhecimento que, integrando o campo das ciências humanas, se dedica ao estudo do comportamento humano em relação ao dinheiro.

Por meio da aplicação de métodos próprios, indivíduos e famílias são orientados, instruídos, informados, aperfeiçoados e desenvolvidos para que possam melhorar não só sua compreensão, mas também seus hábitos e atitudes na forma de se relacionar e lidar com o dinheiro.

Seu conhecimento conscientiza e sua aplicação facilita e empondera as pessoas no sentido de tomada de decisões inteligentes, independentes, autônomas e mais assertivas para a conquista de seus sonhos.

No desenvolver novos hábitos e comportamentos que melhorem sua relação com o dinheiro, reside o significado da saúde financeira.

Gozar de boa saúde financeira é desfrutar dos bons momentos da vida sem preocupações; é sentir bem-estar e ter melhor qualidade de vida física, mental, emocional, social e relacional; é viver de forma próspera, feliz, calma e segura, garantindo um padrão de vida que lhe satisfaça, mantendo reserva para emergências e realizando sonhos de forma planejada, em especial o da liberdade financeira.

A educação financeira é o caminho mais curto que se gozar de excelente saúde financeira

A Importância da Educação Financeira

A importância da educação financeira está diretamente ligada ao processo de tomada de decisões estruturadas no conhecimento técnico e, principalmente, no autoconhecimento financeiro, um processo que envolve investigação, reflexão, tomada de consciência e mudanças saudáveis, que propiciem melhoria do bem-estar e da qualidade de vida hoje e no futuro.

Com ela você se conscientiza da sua realidade financeira, aprende a estabelecer prioridades e metas, gerir seu orçamento e tomar decisões inteligentes e assertivas, que resultem em uma vida mais feliz.

Vantagens da Educação Financeira

O descontrole financeiro carrega consigo uma série de malefícios. Dentre seus males podemos relacionar: estresse, ansiedade, depressão, insônia, brigas e afastamento social, baixa autoestima e falta de perspectiva, doenças físicas, baixa produtividade no trabalho, incapacidade de realizar planos, endividamento e cobranças constantes, bloqueio de acesso ao crédito, velhice difícil, dependência de familiares e problemas judiciais por conta de dívidas.

 Ter boa saúde financeira irá lhe beneficiar em vários aspectos de sua vida. Por exemplo:

  • Sair de situações de preocupação e estresse, como dívidas, por exemplo;
  • Sentir-se apto para lidar com imprevistos, sem comprometer o essencial em sua vida;
  • Ter organização e equilíbrio das contas;
  • Ser mais produtivo no trabalho;
  • Manter melhores relações pessoais com a família e amigos, sendo mais agradável, presente e paciente.

Para as pessoas físicas pode-se destacar:

  • Melhoria na forma relacionar, lidar, utilizar e valorizar o dinheiro;
  • Reconhecimento dos seus perfis e de sua situação financeira;
  • Recuperação da capacidade de construir objetivos individuais e coletivos, dando sentido ao “juntar dinheiro” para realizar sonhos;
  • Adoção de melhores práticas para consumir conscientemente, administrar dívidas, elaborar orçamento e planejamento financeiros e educar os filhos;
  • Melhoria da compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros e seus conceitos, conscientizando-se dos riscos e das oportunidades neles envolvidos;
  • Desenvolvimento de habilidades para busca de informações e empoderamento para tomada de decisões financeiras inteligentes, assertivas, autônomas e independentes;
  • Motivação, equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida financeira e emocional;
  • Melhoria das relações sociais, em especial os relacionamentos familiares;
  • Contribuição para formação dos indivíduos justos, sustentáveis, prósperos e éticos, com efeito em toda a sociedade.

Para empresas, destacam-se:

  • Redução de ausências, turnover, pedidos de ajuda financeira ou adiantamentos, estresse e conflitos;
  • Aumento da produtividade;
  • Retenção de talentos;
  • Clima organizacional positivo;
  • Conscientização dos colaboradores quanto ao zelo para com os recursos da empresa;
  • Contribuição para formação dos indivíduos justos, sustentáveis, prósperos e éticos, com efeito em toda a sociedade.

Dê o Primeiro Passo! Alcance Objetivos e Viva Uma Vida Mais Tranquila!

Provavelmente, ainda que estejam adormecidos, você tem muitos sonhos. Acredite! Você pode se realizar financeiramente antes mesmo do que imagina. Eis a oportunidade de “tomar as rédeas” das suas finanças e ajudar aos que mais ama.

Você deixará de terceirizar suas decisões financeiras e, com base em argumentos fortes, será o cuidador de seu dinheiro e protagonista do seu novo momento financeiro, afinal “é o olho do dono que engorda o gado”. De forma prática e objetiva irá não só identificar seu perfil financeiro e compreender seus ganhos e gastos, mas também aprender a lidar com as dívidas, constituir reservas, gerar mais renda e até se tornar um investidor. Conheça mais sobre os nossos serviços, clicando aqui. E se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e nas redes sociais!

Fale Com o Leo