Planejamento Financeiro - Léo Mota
Planejamento Financeiro - Léo Mota

Educação Financeira: O que é, sua importância e a quem serve!

A competitividade do mercado financeiro, cada vez mais global, tem desafiado não só às pessoas que buscam empréstimos e financiamentos, mas também àqueles que desejam melhorar seus investimentos ou mesmo proteger seu patrimônio. São milhares os produtos e serviços financeiros hoje disponíveis que acabam por confundir um consumidor que convive, a tempos, com a total ausência de educação financeira.

O Que É Educação Financeira?

Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar”.

Já o PhD Reinaldo Domingos a define como uma área das ciências humanas que ensina as pessoas a buscarem sua autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento, objetivando a construção de um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER e o TER, com escolhas conscientes para a realização de sonhos.

Fazer escolhas conscientes num complexo mercado financeiro, expandido pelos processos de maior controle da inflação, bancarização, elevação da expectativa de vida e reforma previdenciária, dentre outros, vem exigindo um conhecimento aprofundado para que possamos buscar por decisões mais inteligentes e nos planejar, de forma adequada, para atingir os nossos objetivos.

Há anos estudiosos perceberam que somente os conceitos econômicos da escola clássica e o conhecimento técnico – pouco acessível e, muitas vezes, incompreensível – não tem sido suficiente a conquistas reais e buscam nas vias da psicologia comportamental compreender a maneira pela qual lidamos e nos relacionamos com o dinheiro.

Qual a Importância da Educação Financeira?

A educação financeira se apresenta especialmente para diminuir a lacuna de competência ao levar informação consistente, melhorar o processo de tomada de decisão ao identificar e trabalhar nossos comportamentos, demonstrar a importância da organização e planejamento orçamentário para a construção patrimonial sadia, clarificar sobre produtos e serviços financeiros, além de e proteger o cidadão de ações mal intencionadas de terceiros ou financeiramente irresponsáveis tais como o excesso de compromissos financeiros que levam à indesejável inadimplência.

Todos estes benefícios acabam por interferir positivamente nos diversos vieses da saúde humana (física, emocional, mental, laboral, social, relacional, espiritual, …) ao diminuir os níveis de depressão, ansiedade e conflitos de toda ordem gerados por problemas financeiros.

Portanto a educação financeira, muito além das planilhas, é o caminho mais fértil para nos preparar para lidar com os desafios cada vez maiores desta importante área de nossas vidas, permitir que tenhamos uma visão integrada das nossas decisões de crédito, poupança, investimento e consumo, de maneira compatível com a nossa realidade financeira, afinal quem não lida com dinheiro no dia a dia, não é mesmo?

A Quem Serve a Educação Financeira?

É perceptível o quanto este movimento acordou instituições financeiras, governos, escolas, empresas e associações a desenvolverem soluções e práticas de responsabilidade social que atendam a crianças, jovens e adultos de todas as idades, independentemente de sua situação atual ou seu perfil financeiro, auxiliando-os a minimizar os riscos advindos da ausência da educação financeira da nossa população.

Pesquisas científicas demonstram, sem dúvida, que a caminhada iniciada deste a tenra infância, especialmente em casa e nas escolas, vem apresentando impressionantes resultados e a adoção de ações efetivas, tal qual a inclusão da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tem contribuído, de modo mais consistente, para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis e comprometidas com o futuro.

A educação financeira serve a todos os indivíduos que desejam aprender a gerenciar seu dinheiro de forma eficaz e alcançar seus objetivos financeiros. Isso inclui pessoas de todas as idades, níveis de renda e níveis de educação.

Aqueles que têm pouco conhecimento financeiro podem se beneficiar especialmente da educação financeira, pois aprenderão a fazer escolhas inteligentes em relação ao dinheiro, como economizar e investir, evitando dívidas desnecessárias e evitando fraudes financeiras.

No entanto, mesmo aqueles que têm conhecimento financeiro podem se beneficiar da educação financeira, pois ela pode ajudá-los a aprimorar suas habilidades e a tomar decisões financeiras mais informadas e eficazes.

Se você tem interesse em saber mais sobre educação financeira e como eu posso te ajudar, clique aqui e acesse a página de soluções da Saúde do Bolso e claro, se esse conteúdo te ajudou, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais!

Fale Com o Leo